Notícias

EstudoEmCasaGrelhaSemanal
9 PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS QUE RECORREM AO #EstudoEmCasa
    "O Ministério da Educação, no seu esforço de criação e disponibilização de múltiplos recursos para apoiar as escolas, cria um conjunto suplementar de recursos educativos, para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino Básico, transmitidos através dos canais RTP 2 e RTP Memória, respetivamente."   Documento: 9 PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS QUE RECORREM AO #EstudoEmCasa  

e-book - Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção
E-book "Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção"
Acaba de ser lançado o e-book “Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção”, uma edição da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, organizado e editado por José Matias Alves e Ilídia Cabral, docentes da instituição, e com prefácio do professor João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação. Este e-book reúne 28 textos de professores, diretores de escolas, vereador da educação da… (Ler mais)

Recomendações de segurança no E@D
Recomendações de segurança no E@D
A Direção-Geral da Educação em articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança, disponibiliza ​​um conjunto de medidas de segurança específicas para o uso das plataforma Google Classroom e Meet,​ de modo a que a sua utilização, no âmbito do ensino a distância, se processe de forma segura. De referir que, ​anteriormente, foram também  divulgadas medidas de segurança​ específicas para as plataformas ZOOM, Moodle e Microsoft Teams. ​Para além… (Ler mais)

Um roteiro para orientar a resposta educativa à Pandemia da COVID-19 de 2020
Um roteiro para orientar a resposta educativa à Pandemia da COVID-19 de 2020
A OEI publicou o relatório “Um roteiro para orientar a resposta educativa à Pandemia da COVID-19 de 2020”.  O relatório, elaborado por Fernando M. Reimers, da Global Education Innovation Initiative - da Universidade de Harvard, e Andreas Schleicher, diretor do departamento de Educação e Competências da OCDE, tem por objetivo apoiar a tomada de decisões na área educativa para desenvolver e implementar respostas educativas eficazes ao… (Ler mais)

A ESCOLA E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA – Webinar
A ESCOLA E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA – Webinar
O CENFIPE – Centro de Formação das Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura promove, no próximo dia 20 de junho, a realização de um webinar, ao longo do qual serão abordadas algumas das questões relacionadas com a implementação do ensino a distância, devido ao confinamento social a que todos fomos forçados. A sessão conta com a intervenção do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, seguida da participação do diretor do… (Ler mais)

Seminários de Acompanhamento TEIP
Seminários de Acompanhamento TEIP
maio 2020 Dando continuidade ao acompanhamento da implementação do programa TEIP, a Direção-Geral da Educação dinamiza mais um conjunto de seminários de acompanhamento às Escolas TEIP. Mesmo em tempo de pandemia importa que esta comunidade se volte a encontrar de modo a trocar experiências em torno da promoção do sucesso escolar e do combate ao abandono. Os seminários, com o tema “Ser TEIP em tempo de pandemia”, terão lugar nos dias 27, 28 e… (Ler mais)

 Orientações - Reabertura da Educação Pré-Escolar
Orientações - Reabertura da Educação Pré-Escolar
O Roteiro Europeu para o Levantamento Progressivo das Medidas de Contenção da COVID-19, apresentado pela Comissão Europeia no dia 15 de abril de 2020, definiu orientações que visam a supressão gradual das medidas de confinamento, preservando a saúde pública numa solução social e económica de equilíbrio. O Governo, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-C/2020, de 30 de abril, o Governo aprovou uma estratégia gradual de… (Ler mais)

Informacao_IAVE
Exames Finais Nacionais 2020 - Informação Complementar
Atendendo à atual situação de emergência de saúde pública e ao conjunto de medidas excecionais e temporárias previstas no Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, para fazer face às consequências de natureza epidemiológica da doença COVID-19, o Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (IAVE, I.P.), apresenta as soluções técnicas que visam dar resposta à realização de provas de avaliação externa e seu processo de classificação, garantindo aos… (Ler mais)

As Escolas Portuguesas no Estrangeiro e a implementação do E@D
Escolas Portuguesas no Estrangeiro e a implementação do E@D
Testemunhos em Vídeo O Plano de Ensino não Presencial na Escola Portuguesa de Díli – CELP – Ruy Cinatti Que nenhum aluno fique para trás Implementação do E@D na Escola Portuguesa de Cabo Verde – CELP Testemunho da Diretora da EPCV-CELP Suzana Maximiano Ensino à Distância na Escola Portuguesa de Macau Reportagem da Teledifusão de Macau Os professores fazem falta O Plano de Ação de E@D na Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe –… (Ler mais)

logo CNPDPCJ
Orientações Gerais para proteger crianças e jovens em tempo de COVID-19
O momento que atravessamos é particularmente desafiante e exigente, resultante da pandemia da doença COVID-19, na medida em que levou à necessidade de confinamento social das famílias que pode resultar num potencial aumento de conflito/violência intrafamiliar e das várias formas de perigo a que as crianças e jovens estão sujeitas, desde a negligência, à violência doméstica, ao abuso sexual, aos maus tratos e ao perigo para o seu direito à… (Ler mais)