A Biblioteca Escolar no Plano de E@D

Num momento em que as escolas preparam o terceiro período e se sabe que, previsivelmente, este se desenvolverá em grande parte sem atividades letivas presenciais, é-lhes solicitado que se adaptem e que definam o seu plano de ensino a distância. Para ajudar toda a comunidade educativa a pensar e definir esse plano, foi apresentado um roteiro com um conjunto de linhas orientadoras (ROTEIRO - 8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino a Distância (E@D) nas Escolas).

Enquanto estruturas de apoio integradas nas escolas, com a missão de as coadjuvar na consecução dos seus objetivos, as bibliotecas escolares estão naturalmente convocadas para integrarem esses planos e, também elas, reinventarem a sua ação, dando o seu contributo.

Com o objetivo de ajudar os professores bibliotecários a pensar o seu papel nesta conjuntura e no plano de ensino a distância das suas escolas, a Rede de Bibliotecas Escolares disponibiliza A Biblioteca Escolar no Plano de E@D – Roteiro para professores bibliotecários. Trata-se de um documento orientador, articulado com os princípios atrás referidos, que deverá ser encarado à luz de cada contexto e apropriado por cada interveniente da forma mais oportuna.