Global Education Coalition – UNESCO

Devido ao atual panorama de pandemia de Covid-19, mais de 1,5 bilião de alunos em 165 países foram confrontados com o encerramento dos estabelecimentos de ensino. Esta situação inédita levou ao lançamento da Global Education Coalition, tendo em vista o apoio aos países no desenvolvimento das práticas de ensino a distância e na aproximação às crianças e jovens em contexto de maior vulnerabilidade.

O foco da ação desta coligação divide-se entre o auxílio imediato aos alunos e professores e a planificação dos próximos processos de recuperação, aspetos sempre baseados nos princípios da inclusão e da equidade. É de salientar que a célere partilha das melhores práticas pode diminuir consideravelmente as assimetrias entre alunos, em favor dos estudantes mais desfavorecidos, que dependem das escolas para uma variedade de serviços sociais, incluindo saúde e nutrição.

Parceiros multilaterais, o setor privado, organizações filantrópicas mobilizaram recursos, serviços, conhecimento tecnológico, entre outros, de modo a mitigar os impactos adversos do encerramento das escolas.

São principais objetivos da coligação:

•    Ajudar os países a mobilizar recursos e a implementar soluções inovadoras e apropriadas ao contexto, para fornecer educação remotamente, utilizando abordagens de alta tecnologia, baixa tecnologia e sem tecnologia;
•    Procurar soluções equitativas e de acesso universal;
•    Garantir respostas coordenadas e evitar esforços sobrepostos;
•    Facilitar o regresso dos alunos à escola, quando tal ocorrer, para evitar um aumento das taxas de abandono escolar.

Por fim, resta destacar as palavras da vice-secretária geral da ONU, Amina Mohamed: “Não é hora de acentuar desigualdades. É hora de investir no poder de transformação da educação. À medida que embarcamos na década de ação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a nossa responsabilidade como comunidade global é deixar absolutamente ninguém para trás.”

Consultar sítio da Global Education Coalition – UNESCO aqui.