Atividades

Atividades
 
Ao longo destas semanas os docentes solicitarão aos seus alunos que realizem atividades: leituras, exercícios, fichas, trabalhos de grupo, apresentações orais, etc., com base em trabalho de planificação que todos tiveram de fazer. 
Um trabalho coordenado entre docentes é fundamental para que os canais de comunicação com os alunos e/ou famílias sejam utilizados de forma eficiente.

Neste espaço apresentaremos exemplos de atividades, adequadas a diferentes níveis de ensino e cursos, que privilegiarão diferentes metodologias e diferentes ferramentas e que maioritariamente favoreçam o trabalho assíncrono, utilizando apenas momentos síncronos quando tal for indispensável.

Este é um espaço que quer servir de inspiração a todos os professores para a construção e planeamento das atividades a desenvolver com os seus alunos. Aqui são sugeridas algumas ideias que promovem um planeamento que combina sessões síncronas e assíncronas, potenciando o trabalho autónomo dos alunos. Os professores titulares, os diretores de cursos, os orientadores da formação em contexto de trabalho (mesmo sabendo que no atual contexto esta não possa ser realizada presencialmente e muitas vezes não exequível de todo), bem como os diretores de turma devem garantir uma adequação do n.º  e tipo de atividades propostas aos alunos e do tempo de realização das mesmas.

Cada professor deve adaptar as tarefas que propõe aos instrumentos e metodologias que considere mais adequados à sua realidade e aos contextos familiares dos alunos.

 

1.  Desenho e operacionalização de tarefas a distância em modo síncrono e/ou assíncrono

A necessidade de conversação entre professor e alunos durante a realização das tarefas (oralmente ou por escrito) pode ser concretizada, utilizando diferentes ferramentas de diálogo (ZOOM, chats, WhatsApp, Skype, etc.)

O exemplo de Planificação de Atividades para o Ensino a Distância relativo à área disciplinar de Educação Artística, 1.º Ciclos do Ensino Básico, inclui ligações para diversos espaços de referência e…
Nível / Ciclo: 1.º CEB, Educação Artística
Pontos fortes: O aluno envolve os encarregados de educação: na escolha de um lugar cómodo e sossegado para evitar distrações e onde se possam sentar os dois e desenvolver o trabalho solicitado.…
Nível / Ciclo: 1.º CEB, Matemática
Exemplo de uma planificação de atividades para acompanhamento. Pontos fortes: Os alunos utilizam os seus recursos escolares habituais. A planificação pode ser adaptada a qualquer conteúdo.…
Nível / Ciclo: 1.º CEB, Matemática
Exemplo de uma planificação de atividades para acompanhamento. Pontos fortes: O aluno envolve o encarregado de educação: na escolha de um lugar cómodo e sossegado para evitar distrações e onde…
Nível / Ciclo: 1.º CEB, Educação Artística, Português
Exemplo de uma planificação de atividades para acompanhamento. Pontos fortes: Os alunos utilizam os seus recursos escolares habituais; visitam virtualmente uma reserva natural; os alunos podem…
Nível / Ciclo: 1.º CEB, Estudo do Meio