9 PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS QUE RECORREM AO #EstudoEmCasa (2020/2021)

9 PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS QUE RECORREM Ao #EstudoEmCasa (2020/2021)

O Ministério da Educação, no esforço de criação e disponibilização de múltiplos recursos para apoiar as escolas, criou um conjunto suplementar de recursos para o Ensino Básico e para o Ensino Secundário, transmitidos através da TDT e dos canais de Cabo e disponibilizados na RTP Play e na página eletrónica do #EstudoEmCasa

#EstudoEmCasa é o nome do espaço que ocupa a grelha das 09h às 16h30. Os conteúdos diários do Ensino Básico e do Ensino Secundário têm tempo limitado (em sessões de 30 minutos) e encontram-se organizados para os diferentes anos letivos, sendo uma ferramenta complementar para o trabalho dos professores com os seus alunos.

No Ensino Básico, os blocos pedagógicos temáticos contemplam conteúdos que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por: 1.º ano, 2.º ano, 3.º e 4.º anos, 5.º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano. O #EstudoEmCasa dedicado ao Ensino Secundário estrutura-se em 75 blocos semanais, organizados em sequências temáticas, que podem ser abordados sequencial ou isoladamente. Assim, estes blocos, que cumprem a maior parte das componentes curriculares dos cursos científico-humanísticos (do 10.º ao 12.º ano) e dos cursos profissionais (do 1.º ao 3.º ano), podem ser utilizados como reforço das aprendizagens num contexto dentro e fora da sala de aula, quer para o trabalho autónomo dos alunos, quer para o enriquecimento dos recursos didáticos dos professores.

Estes recursos têm características próprias, na sua conceção, que permitem que as escolas tenham em conta a forma como podem ser integrados nos seus Planos de Ensino a Distância construídos ao longo do ano letivo com o apoio do Roteiro de Apoio à Implementação do Ensino a Distância.

O #EstudoEmCasa do Ensino Básico é transmitido nos seguintes canais:

• TDT – posição 7
• MEO – posição 100
• NOS – posição 18
• Vodafone – posição 17
• Nowo – posição 13

O #EstudoEmCasa do Ensino Secundário é transmitido nos seguintes canais:
• TDT - posição 8; nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores – posição 9)
• MEO, NOS, Vodafone e Nowo - posição 444

O #EstudoEmCasa também está disponível em:

• RTP Play - https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/ (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados)
• Página eletrónica da Direção-Geral da Educação: https://estudoemcasa.dge.mec.pt/