Recursos Educativos - Plano Nacional das Artes

Plano Nacional das Artes cria página de recursos educativos que cruzam as artes e a cultura com outras disciplinas, para apoiar as escolas e o setor cultural.

O Plano Nacional das Artes associa-se à urgência de dar uma resposta à situação criada pela pandemia de coronavírus, quer na comunidade escolar, quer no setor cultural. Nesse sentido, criou uma página online dedicada a recursos pedagógicos transdisciplinares, que agrega os melhores exemplos que cruzam as diferentes áreas científicas curriculares com a arte, o património e a cultura, para poderem ser úteis a professores, pais e alunos. Esta página antecipa a implementação de uma das medida do Plano, porque se tornou imprescindível repensar a escola no período de confinamento, mas que terá continuidade e aplicação depois, em sala de aula - fazendo entrar a cultura na escola, como recurso para as diferentes disciplinas, indisciplinando-a. São propostas para promover uma aprendizagem associada ao prazer, ao jogo, à experimentação e à criatividade, e para assegurar a centralidade das artes e do património na formação dos alunos - porque a educação só será completa se integrar a dimensão cultural e artística.

A encomenda de mais recursos pedagógicos a artistas, mediadores e associações culturais, reformulando o plano de atividades do PNA para 2020, alocando mais verbas a esta medida, é, também, uma forma de apoiar o setor cultural nesta situação inesperada de cancelamento ou adiamento de projetos.

A partir de 14 de abril, mais propostas serão acrescentadas semanalmente aqui: https://www.pna.gov.pt/recursos-educativos.