Modelo de planificação de atividades de Ciências Naturais (5.º Ciclo) - Vamos descobrir as propriedades da água

Exemplo de uma planificação de atividades para acompanhamento.

Vamos descobrir as propriedades da água

Pontos fortes: Construção de um mural de turma, tarefa comum de modo assíncrono; a plataforma https://apoioescolas.dge.mec.pt disponibiliza informação sobre a utilização da ferramenta PADLET Apenas carece de acesso à internet, poderá ser executada pelos alunos através do telemóvel. Os alunos não necessitam de efetuar qualquer registo.

Pontos frágeis: Os professores deverão apropriar-se da ferramenta PADLET (de utilização muito intuitiva, existem tutoriais muito claros, nomeadamente da DGE)

Alternativas: Envio das informações individualmente ao professor, para agregar as fichas de informação e devolver o documento/mural final aos alunos (perde-se contudo a mais valia dos alunos acompanharem de modo assíncrono a tarefa e contribuírem na construção)

Sugestões: Manter o contacto através de um grupo de comunicação, para disponibilizar apoio e acompanhar de modo assíncrono a tarefa. Os pais/EE poderão ser mobilizados para apoio numa primeira fase.

Nível / Ciclo