CONTRIBUTOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA NAS ESCOLAS

O roteiro “Contributos para a implementação do Ensino a distância nas Escolas” constitui-se como uma ferramenta de apoio às escolas na implementação do Ensino a Distância a partir de 8 de fevereiro de 2021.

Ver documento: Contributos para a implementação do Ensino a distância nas Escolas

Nesta página, disponibilizam-se também planificações semanais e outros recursos de apoio ao E@D que podem ser descarregados e ajustados às realidades e aos contextos de cada Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada. Trata-se de exemplos de planos de trabalho semanal, bem como de planificações das atividades em regime de Ensino a Distância.

Neles, concretizam-se, de forma não exaustiva, diferentes opções de conjugação dos modos síncrono e assíncrono, de utilização de diferentes metodologias e de mobilização de recursos educativos digitais.

Mais uma vez se salienta a importância de se estabelecer um equilíbrio entre os modos síncrono e assíncrono que proporcione tempos de atenção dispensada em ecrã e tempos de trabalho assíncrono, em função dos diferentes níveis de ensino e das condições específicas de cada turma.

O modelo pelo qual se optou para apresentação destes exemplos, não obstante as opções das escolas, tem como preocupação central apoiar os alunos e suas famílias na estruturação do dia de trabalho dos alunos, em função da sua autonomia e capacidade organizativa, o que também variará em função dos diferentes níveis de ensino e das condições específicas de cada turma.

Relembramos que, neste site, continuamos a divulgar práticas de Agrupamentos Escolas/Escolas não Agrupadas, pelo que mantemos o nosso desafio para que nos façam chegar os vossos contributos através do e-mailapoioescolas@dge.mec.pt

Planificações semanais e outros recursos de apoio ao E@D

ENSINO BÁSICO

ENSINO SECUNDÁRIO - CURSOS ARTÍSTICOS ESPECIALIZADOS